Padroeira

O Dia de Nossa Senhora das Graças é celebrado em 27 de novembro. Uma invocação conhecida também por Santíssima Virgem Maria, cujo, em registros religiosos, apontam que sua primeira aparição ocorreu em 1830, à noviça francesa Catarina Labouré, em Paris. Nessa manifestação, Maria diz ter muitas graças para conceder à humanidade, mas as pessoas não pedem.

Este é apenas um dos títulos atribuídos à Virgem Maria pela Igreja Católica, uma vez que ela também é reconhecida por Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. 

Ainda neste período de 1830, Nossa Senhora das Graças pede para que a Santa Catarina faça uma uma pequena medalha que pudesse representar o momento de sua aparição. Assim, todas as pessoas que a usassem receberam as suas graças.

O contexto religioso atrai muita curiosidade em se saber quem foram as entidades divinas das religiões. Saiba mais curiosidades sobre o Dia de Nossa Senhora das Graças continuando a leitura. 

Os devotos de Nossa Senhora das Graças prestam homenagens à santa anualmente em 27 de novembro. Sendo essa a sua primeira aparição em julho de 1830, para Santa Catarina Labouré quando ainda era uma noviça.

A jovem foi acordada por uma forte luz e uma voz delicada e agradável. Seu pedido foi para que Santa Catarina ajudasse o país e o mundo como pudesse devido aos momentos difíceis que viriam. 

No dia 27 de novembro, fez sua segunda aparição novamente na capela do convento em que Catarina estava. Ali, Nossa Senhora das Graças fez um novo pedido: a criação de pequenas medalhas com sua imagem de braços abertos e popularizar o uso do penduricalho. 

Deste modo, as pessoas que o usassem seriam protegidas e teriam suas graças alcançadas. No total, foram fabricadas 2.000 unidades da peça com a ajuda do padre Jean Aladel. 

Foi somente a partir de sua segunda aparição que Nossa Senhora das Graças ganhou este título. Como forma de homenageá-la, foi escolhido o dia 27 de novembro como data oficial do Dia de Nossa Senhora das Graças.

Revelação

Durante a aparição, Nossa Senhora das Graças revelou sua imagem. Usava um vestido de seda branco, com a cabeça coberta por um manto azul que chegava até seus pés. 

As 2.000 unidades da medalha foram cunhadas de acordo com o que Santa Catarina testemunhou. Por tal motivo, a revelação da medalha milagrosa está tão conectada a Nossa Senhora das Graças.

Por que Nossa Senhora das Graças tem uma cobra nos pés

Provavelmente, este pequeno detalhe pode ter passado despercebido por qualquer pessoa. Seja devoto ou não. Debaixo dos pés de Nossa Senhora das Graças há uma cobra sendo pisoteada por ela. A serpente simboliza o demônio vencido pela “Nova Eva”, obediente e pura. 

Conforme prometido por Deus no livro do Gênesis 3, 15,  Virgem Maria esmaga a cabeça de uma serpente, dizendo “sim” para Deus e gerando Jesus. Essa imagem ilustra a ideia de aproximação com a Virgem Maria, uma vez que quem vence as tentações do mal e é sincero de coração, se aproxima cada vez mais de Deus.

Vestimentas

A vestimenta e outros símbolos de Nossa Senhora das Graças também podem ser notados em sua imagem. A túnica e o véu brancos simbolizam a pureza da Virgem Maria. O véu que cobre seus cabelos é usado pelas mulheres judias como sinal de recato e pureza. 

O céu é representado pelo cinto azul da Virgem Maria e está ligado à túnica branca. A representação religiosa indica que para chegar ao céu é necessário ser puro de coração e devoto. 

O manto possui a mesma cor do cinto, indica que há um ser humano no céu ao lado de Deus e Jesus Cristo, intercedendo pela humanidade. 

Já a coroa de doze estrelas é um dos símbolos mais impactantes nas imagens, mostrando que a Virgem Maria é rainha do céu e da terra e, também, os doze apóstolos. 

O globo terrestre significa o poder de intercessão para salvar o mundo. Para isso, é fundamental que os devotos peçam isso com frequência. Por fim, os raios referenciam o símbolo das graças dadas aos que pedem para que ela interceda por eles.

Oração a Nossa Senhora das Graças

“Eu vos saúdo, ó Maria, cheia de graça! Das vossas mãos voltadas para o mundo as graças chovem sobre nós. Nossa Senhora das Graças, vós sabeis quais as graças que são mais necessárias para nós. Mas eu vos peço, de maneira especial, que me concedas esta que vos peço com todo o fervor de minha alma (faça o seu pedido). Jesus é Todo-Poderoso e vós sois a Mãe Dele; por isto, Nossa Senhora das Graças, confio e espero alcançar o que vos peço. Amém.”…

medalha milagrosa