São João Calabria

O início da Igreja Comunidade São João Calábria se deu no bairro Parque Sabiá, precisamente com as missas e batizados na casa dos moradores daquela localidade, celebrados por Padre Edson, hoje Monsenhor Edson, assim como na casa de Dona Alzira e em frente à casa de Dão e Lurdinha no número 154, onde residiam os pais de Dão.

Depois, com a chegada dos Pobres Servos, começaram as celebrações à noite na casa de Antônio Rivaldo da Silva, conhecido como sr. Piu, morador na rua Belenense número 101, onde os grupos daquele local se reuniam juntos com os padres aos domingos, como Padre Antonio e Padre José Dulce, que celebravam as missas ao ar livre.

Depois o sr. Antônio Rivaldo da Silva cedeu um espaço ao lado da sua casa número 93, uma capelinha para realizar a Catequese, que era dada pelas catequistas Sra. Maria de Lourdes da Silva (Lurdinha), Sra. Marileide de Jesus Silva (Neide) (em memória), que depois a irmã Maria das Graças fez o convite a Lurdinha, Neide (em memória) Iara e dona Augusta para a criação da Pastoral da Criança, em 1981.

O sr. Antonio Rivaldo realizava o Terço com a crianças todo dia às 18h. senhor Brito (em memória) fez uma doação de um terreno na Rua Tupirama, no Parque Sabiá, mas a área era pequena e não tinha como iniciar a construção da Igreja. Essas celebrações dos batizados também eram realizadas em uma chácara perto da Comunidade, que hoje é o Condomínio Nova Avenida e Cidade Universitária, nessa localidade morava uma Família Matos e a Sra. Terezinha Matos, filha do Sr. Juvenal Azevedo Matos e Beatriz Matos, já falecidos.

Neste tempo houve a doação do terreno atual, por Beatriz e sua filha Terezinha Matos, para a construção da Comunidade São João Calabria, na rua Juvenal Azevedo de Matos no Parque Sabiá. O padre Antonio e os fiéis foram diversas vezes à Prefeitura de Feira de Santana oficializar os documentos do terreno .
A construção da Comunidade aconteceu em 1986, com a administração do Padre Antonio, onde os fiéis realizavam rifas, leilão, bingos, doações de materiais, mão-de-obra da própria, em forma de mutirão e de trabalhadores profissionais remunerados.

A partir desta união de todos, com o mutirão do pessoal do bairro Sabiá, Parque Ipê, Mangabeira, Cidade Nova e João Paulo, as pessoas levavam lanches para os colaboradores e passavam o dia na obra.
Para a alegria de todos foi construído o Salão da Comunidade e lá era realizada lindas festas do ECC, como também introduziu a Catequese com os catequistas Jailton, Joelma, Joyce e Neide. A Igreja foi construída com padre Antonio à frente da gestão. Posteriormente foram surgindo os grupos como o Apostolado Legião de Maria, tendo como fundadora (em memória) a esposa do sr. Antônio Rivaldo da Silva, Maria de Lourdes Silva, que muito contribuiu para a construção da nossa Comunidade como na organização de várias atividades na Igreja. A Pastoral do Dizimo foi criada tendo como responsável a Sra. Maria de Lurdes , filha de seu Antônio Rivaldo, e o Padre João Pilot introduziu o Santíssimo no Salão da Comunidade.

Passaram pela Comunidade Padre Antonio, Padre Jaime, Padre Aldo, Padre Osmair, Padre Osmar, Padre Luiz, Padre Gilvan, Padre Jardel e vários outros, que muito contribuíram para o crescimento na fé. Dom Itamar inaugurou, com uma placa comemorativa, a Comunidade São João Calábria, onde mais tarde foram feitas algumas melhorias, realizadas pelo padre Jaime, com a colaboração do fiéis, com o livro de ouro e com o Carnê Sou +10, onde a Igreja ficou muito bonita.

Hoje nossa Igreja conta com várias pastorais, tais como Pastoral do Dízimo, Pastoral Eucarística, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Liturgia, Coroinhas, Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral da Música, com seus respectivos coordenadores. Movimentos como Legião de Maria, Grupo Calabriano, Ofício,
Terço dos Homens, sendo cuidada com amor, compromisso e humildade por todos os fiéis.

O Padroeiro da Comunidade, São João Calábria, fundador dos Pobres Servos da Divina Providência, confiou aos Pobres Servos a mesma missão que o Senhor lhe inspirou, desde quando era jovem: mostrar ao mundo que Deus é Pai e cuida de nós, contanto que o acolhamos e façamos a nossa parte: buscar em primeiro lugar o seu Reino, neste sentido, distinguiu-se sobretudo pela sua caridade. Colocou-se a serviço de todos, dedicando-se aos trabalhos mais humildes e arriscados. Conquistou a amizade dos seus colegas e superiores, levando muitos à conversão e à prática da fé.

Horario de Missa

Todos os domingos às 09h.

CRONOLOGIA: São João Calabria
1873: Nasceu João Calábria em Verona – Itália, em 8 de outubro. 1901: Ordenado presbítero
1907: Iniciou a Congregação Pobres Servos da Divina Providência 1954: Morreu em 4 de dezembro, em sua cidade Natal.
1988: Beatificado pelo Santo Padre, Papa João Paulo II em Verona, no dia 17 de abril.
1999: Canonizado pelo Santo Padre, Papa João Paulo II em Roma, no dia 18 de abril.
Festa litúrgica: 8 de outubro.