Forania São Pedro e São Paulo esteve reunida em Assembleia

Durante todo o fim de semana, a Forania 3, São Pedro e São Paulo, da Arquidiocese de Feira de Santana, realizou a sua Assembleia, na Casa de Formação Mãe de Deus (COV). Um momento de conhecer de perto a realidade das Paróquias, refletir sobre a ação pastoral e traçar as metas para o ano de 2023, primando pela sinodalidade, um chamado da Igreja.

O tema geral, que norteou a Assembleia foi: “Uma Igreja Sinodal em vista da Missão Permanente”, facilitado pelo padre Júlio Santa Bárbara. Durante o sábado (17), abrindo as atividades, na parte da manhã, a Irmã Bete conduziu um debate sobre o diagnóstico geral das Paróquias da Forania. A radialista e catequista Lourdes Rocha apresentou os desafios da Iniciação à Vida Cristã.

Após etapa de reflexão entre os grupos, o primeiro dia foi concluído com a apresentação de propostas concretas para a vivência da Forania 3, que também serão encaminhadas à Assembleia Arquidiocesana, a ocorrer em novembro deste ano.

O domingo (18) teve início com um momento de animação e oração. Em sequência, a Irmã Bete apresentou o resultado final dos trabalhos realizados, enquanto o padre Zacarias PSDP, nosso pároco e vigário forâneo, conduziu um diálogo sobre a organização da Forania: sua estrutura, objetivos e contribuições para a Igreja particular de Feira de Santana.

“É a primeira Assembleia da nossa Forania. Houve momentos de escuta, de reflexão e de bastante diálogo para avaliarmos a nossa identidade, sobretudo olharmos o nosso compromisso missionário. O tema escolhido nos possibilitou viver a espiritualidade do Sínodo: ouvir o povo. Estava aqui também o nosso arcebispo nos dois dias. Definimos algumas urgências que a Forania assume para 2023, que são a formação de lideranças e um olhar de orientação para o setor juvenil. Houve inquietações da parte de pessoas questionando o porquê da nossa Assembleia ser antes da Arquidiocesana. A metodologia do Sínodo nos indica a escuta da base primeiro. Então o olhar foi: dialogar com o povo para, depois, levarmos para a instância superior, que orientará o plano de evangelização. Esta iniciativa foi muito bem aceita pelo senhor arcebispo, pelos colegas sacerdotes, religiosos e religiosas. Penso que o Espírito também sopra sobre o novo”, explicou padre Zacarias.

A Assembleia teve o seu encerramento com a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro. “A igreja local, já na sua maturidade pastoral, realiza aqui a sua Assembleia, através da Forania São Pedro e São Paulo, uma instância tão valiosa, com a participação das suas Paróquias, refletindo a própria caminhada e a missão que Jesus lhe confiou”, elogiou.

Fazem parte da nossa Forania as seguintes Paróquias: Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Graças, São João Paulo II, Nossa Senhora de Guadalupe, São Francisco de Assis, Santa Dulce dos Pobres, Todos os Santos em São José Operário. Cerca de 70 pessoas se fizeram presentes, entre párocos, vigários, religiosos e religiosas, diáconos e leigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *