Neste domingo (2), a Igreja no Brasil celebra com grande alegria a Solenidade de São Pedro e São Paulo, exemplos de fidelidade à pessoa de Jesus Cristo e Colunas da Igreja.
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…” (MT 16,18). É o próprio Jesus quem comunica e confia a missão destinada a Pedro, investindo-o da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. Um simples pescador que se torna pescador de homens, liderando o rebanho do Senhor. É na figura do apóstolo e através dos seus sucessores que encontramos o sinal visível da unidade na fé.
De perseguidor dos cristãos a convertido, a partir de um encontro com o Ressuscitado, São Paulo é o instrumento eleito para levar com ardor missionário o Evangelho. É o advogado dos pagãos, o “Apóstolo dos Gentios”.
“Estamos celebrando hoje a nossa fé, professada por Pedro e Paulo, aquelas colunas que Deus escolheu para serem continuadores do projeto da salvação. A nossa fé é a fé em Deus vivo, aqu’Ele que pode libertar os seus escolhidos. O Deus vivo que é capaz de entrar na nossa história e nos libertar de tudo quanto possa nos amarrar e nos levar distante da Sua vontade”, observou o presidente da celebração, Padre Victor Zacarias, em sua homilia.
Ainda nesta ocasião dirigimos as nossas preces ao Santo Padre, fiel sucessor apostólico. Durante a liturgia acontece a Coleta do Óbolo de São Pedro, um importante instrumento para as obras de assistência social promovidas pelo Papa.