Irmã Loris: ‘A palavra de Deus é viva, eficaz’

A Igreja do Brasil, no mês de setembro, celebra o mês da Bíblia, mês da Palavra de Deus. É um convite a renovar o desejo de um maior conhecimento, leitura, reflexão e meditação da Sagrada Escritura para acolher as mensagens que provem do diálogo continuo de Deus com seu querido povo. Esta iniciativa também desperta a responsabilidade de cada um em manter viva a atividade da transmissão constante para otimizar a missão da Igreja: levar a boa notícia do Evangelho a todos.

Neste mês, de maneira particular, não podemos deixar a Bíblia na estante da casa, mas aproximemo-nos dela com um coração aberto, na certeza de que ela tem a força de despertar a nossa fé,de transforma a vida de quem dela se aproxima, com fé, de que aPalavra não esgota nunca sua carga de novidade, mas sim, renova-se a cada dia. Mas, para que isso aconteça, é necessária uma fé concreta. Assim como diz o autor sacro: a Palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração para que a ponhas em prática. (Deut. 30,14) Um mês, portanto, para reconhecer e acolher as mensagens da parte de Deus. Muitas vezes os profetas diziam que sua mensagem era a palavra de Deus.

Portanto, leia e proclama a Palavra de Deus com alegria e ênfase, sinta-se feliz e honrado ao lê-la quase como se Deus estivesse falando através de sua voz. Escuta, atentamente, porque Deus fala e a escuta cria um sentimento de pertencimento, um vínculo, leva à aliança e no Evangelho, a escuta é dirigida à pessoa de Jesus, o Filho de Deus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Escutem-no”

Ir. Loris Trevisol PSDP, Mestrado em Teologia Espiritual(Pontifícia Faculdade Teresianum- Roma, Pós-graduação  em Missiologia– PUG – Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma, Atualmente é Vigaria Geral  Das Irmãs Pobres Servas da Divina Providência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *