A possibilidade de reativar o site paroquial responde à uma urgência e necessidade da evangelização, portanto, o compromisso missionário. Através deste meio é possível levar a Boa Notícia do Reino, como bem afirma Bento XVI:“ A capacidade de utilizar as novas linguagens requerem-se não tanto para estar em sintonia com os tempos, como sobretudo para permitir que a riqueza infinita do Evangelho encontre formas de expressão que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos”.
Por isso o compromisso que nos propomos, com este espaço é, antes de tudo, do anúncio seguindo os passos das primeiras testemunhas de Jesus, os apóstolos, que não deixam de proclamar o Senhor: “Quanto a nós, não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Uma missão que parte da experiência vivida dentro da comunidade, onde ouvimos, vemos, contemplamos e tocamos a presença do Senhor Ressuscitado, que age na Igreja pela Sua presença permanente: “Eu estou convosco todos os dias até ao fim dos tempos” (Mt28,20) e através das ações sacramentais.
Tendo em conta este horizonte evangelizador, o Site, através da palavra escrita e pelas imagens, quer narrar e testemunhar a vida paroquial feitas de acontecimentos, ações e fatos que manifestam o seu jeito de viver a fé na Revelação de Deus, que tem como seu ponto mais alto o mistério da nossa redenção, isto é, a Morte e Ressureição de Jesus, que é a fonte e o fundamento de uma nova humanidade, caraterizada pelo amor e pelo compromisso na construção da fraternidade.
Afirma São João Paulo II: “O modelo e a pauta de toda comunicação se encontra no próprio Verbo de Deus: “ de muitos modos falou Deus a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do seu Filho” (Heb 1,1) ”Verbo encarnado estabeleceu uma nova aliança entre Deus e seu povo, uma aliança que também nos une, convertendo-nos em comunidade. “De fato, ele é a nossa paz: de dois povos fez um só povo, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava (Ef 2,14) .
Seguindo esta indicação, o site, como plataforma de comunicação, procurará promover a comunhão eclesial entre as comunidades, pastorais, movimentos, associações e de todos organismos que que compõem a Paróquia, primando por uma informação responsável e fidedigna. Tudo isto será realizado dentro do espírito de corresponsabilidade pois “todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controle que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”.
É um espaço evangelizador, onde será possível buscar o alimento espiritual cotidiano, tendo acesso à liturgia diária e várias temáticas que visam a formação cristã em geral, bem como o compromisso na participação da Igreja, sacramento de salvação, salvação que envolve todas as dimensões da vida humana. As atividades e ações evangelizadoras contam com a disponibilidades e responsabilidades dos sacerdotes, consagrados, consagradas e leigos em manter a chama viva do que nos propomos realizar com este espaço, motivados com o fato de que nossa vida é missão, por tanto “não podemos calar do que vimos ouvimos”.
Tendo em conta a finalidade e critérios, será aberta à colaboração de todos, seja na elaboração do material e também quanto à manutenção do site. Por isso temos o espaço para os parceiros da evangelização que, na liberdade e consciência de participação à esta ação, queiram contribuir.
Nossa Senhora das Graças, nossa Padroeira, interceda por nós na vivência da nossa missão. Ela que, recebendo o anúncio do anjo, partiu para servir e levar alegria à Isabel, nos ajude a ser anunciadores da Boa Notícia da Salvação.
Pe. Victor Zacarias Luaco PSDP, Pároco