Neste domingo, 18 de fevereiro, aconteceu no Centro de Orientação Vocacional (COV), a Assembleia Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Estiveram presentes coordenadores de comunidades, pastorais, grupos e movimentos.
O encontro teve início às 8h30, com um momento de oração, refletindo a partir do texto-base da Campanha da Fraternidade 2024. Em seguida, o pároco, Padre Victor Zacarias PSDP, apresentou aos presentes a figura do Bom Pastor, enquanto modelo da ação pastoral na Igreja, através das prospectivas e concretude.
“A Igreja, no seu agir pastoral, deve referir-se ao próprio Jesus, o Pastor do seu rebanho. A Igreja é chamada a medir-se nestes três verbos: anunciar, rezar e amar. O que atua pastoral anuncia? Uma pastoral não pode ser simplesmente assistência social. Podemos até fazer isso, mas não é o objetivo fundamental. É criar fé. Relação com o Senhor. Por isso, se as nossas ações pastorais não forem sustentadas pela fé, seremos uma ONG. Devemos ter a dimensão profunda da relação com Deus”, advertiu o sacerdote.
Ainda na parte da manhã, grupos de trabalho foram formados para refletir a realidade pastoral da paróquia, propondo ações concretas que favoreçam uma pastoral de conjunto, uma cultura vocacional, despertando também o compromisso social e a urgência da evangelização nos novos espaços urbanos, a exemplo dos condomínios.
Já no período da tarde, após o almoço, foi realizado um momento de instruções e esclarecimentos da Cúria Metropolitana, acerca do Setor Contábil da Arquidiocese, na pessoa da contadora e coordenadora geral Lidiane Lima.
A Assembleia Paroquial foi concluída com a Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário, Padre Jardel Rodrigues PSDP. Ficou deliberado que, durante o próximo Conselho Pastoral Paroquial (CPP), as propostas apresentadas serão discutidas, com a finalidade de traçar três objetivos comuns a serem atingidos durante o ano.