Nesta quinta-feira, 19 de março, celebramos, com especial honra, a figura de São José: Patrono da Igreja Universal, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, o homem justo, que recebeu a missão de ser pai do Filho de Deus.
Na Igreja Nossa Senhora das Graças, a Santa Missa da Solenidade de São José ocorreu às 19h, reunindo um número expressivo de devotos, que aproveitaram a ocasião para renovar as suas preces àquele que é padroeiro dos trabalhadores e modelo de referência para os pais.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Victor Zacarias PSDP. Em sua homília, o pároco recordou o exemplo de obediência vivido por José, ao aceitar o plano de salvação divino.
“José hoje nos ensina a viver a obediência ao projeto que Deus tem para nós. Muitas vezes teremos que renunciar os nossos projetos, mesmo aqueles que temos sonharia, submetendo aos projetos de Deus. É no projeto de Deus que está a vida e onde, verdadeiramente, nos realizarmos”, exortou.
Na oportunidade, o sacerdote recordou os desafios atuais, chamando a atenção, sobretudo, para a realidade de tantos que recebem o dom da paternidade, mas não a exercem dignamente.
“Em uma sociedade onde temos, muitas vezes, a fuga da paternidade, onde ser pai é algo desafiador, queremos que São José seja exemplo para cada pai que busca viver a sua família. Não tanto nas palavras, mas nas ações. O modelo que guarda e provê o que é necessário à sua família. O mundo de hoje nos entrega ‘valores’ que vão contra o próprio Evangelho. Talvez o relativismo manifesta também a não consciência de serem guardiões da família”, concluiu a sua homília.
Ao fim da Santa Missa, todos os pais presentes na igreja foram convidados a se aproximar do altar para receber uma benção especial.