Durante todo este sábado, 16 de dezembro, aconteceu a Assembleia da Forania 3, São Pedro e São Paulo, da Arquidiocese de Feira de Santana. A programação teve início às 8h, com um momento de oração à luz da Palavra.
Na oportunidade, cada paróquia enviou cinco representantes, partilhando um pouco de cada realidade vivenciada em suas jurisdições, assim como as ações pastorais em curso, concluindo com o planejamento dos próximos passos a serem percorridos.
Quatro elementos vitais para a vida da Igreja pautaram o momento de partilha, em que os presentes foram convidados a relatar como a sua paróquia tem atuado: a sinodalidade, a formação, o compromisso social e a cultura vocacional.
A programação aconteceu na Chácara Santo Inácio, dos Jesuítas, no bairro Queimadinha. O Padre Davi Caixeta foi um dos facilitadores do momento, conduzindo a dinâmica em grupos.
Vigário Forâneo, nosso pároco, Padre Victor Zacarias PSDP, iniciou a sua fala pontuando que a sinodalidade deve ser o “modus vivendi e operandi da Igreja”.
“A gestão da ação projetada também precisa dar-se de modo sinodal, apoiada em estruturas de comunhão e participação. Uma Igreja que atua, não de forma fragmentada, mas em comunhão, compreendendo a comunidade eclesial em sua totalidade, discernindo e participando as decisões”, elencou o sacerdote.
Oito paróquias compõem a Forania 3. São elas: Nossa Senhora das Graças, Imaculada Conceição, São José Operário, Santa Dulce dos Pobres, Nossa Senhora de Guadalupe, São Francisco de Assis, São João Paulo II e Todos os Santos.