A Forania São Pedro e São Paulo, da Arquidiocese de Feira de Santana, realizou na manhã do sábado (12), na Casa Mãe de Deus, o seu último encontro do ano, com a presença dos padres, religiosos e religiosas, diáconos, leigos e leigas que a compõem.
O encontro teve início às 9h, com um momento de partilha e reflexão de todo o caminho percorrido em 2022, já projetando os próximos passos. Encerrando as atividades do dia, os presentes participaram de um churrasco, em um momento especial de fraternidade.
Nosso Pároco e Vigário Forâneo, Padre Victor Zacarias PSDP, explicou um pouco da organização da Forania que, neste ano, buscou de maneira intensa corresponder ao chamado à Sinodalidade, um apelo do Santo Padre.
“Os encontros da Forania têm como objetivo a patilha e programação do caminho pastoral dentro do território das oito paróquias que a compõem; sem cancelar as características identitárias de cada uma delas, nem menos uma uniformização rígida, porque afinal o protagonista da missão é o Espírito Santo, que cria diversidade para compor harmonicamente a comunhão. Este ano o foco do nosso caminho teve como elemento de fundo a Sinodalidade, enquanto modo der ser Igreja e não só como tarefa por realizar e que depois de termos feito tudo estarmos com espirito apaziguado porque fizemos o que nos foi pedido”, destacou.
Na ocasião, o Vigário Forâneo concluiu a sua mensagem rendendo graças a Deus por todo o percurso realizado e expressando também a sua gratidão pela colaboração sempre generosa de todas as paróquias.
“Acredito que durante este ano, mesmo com certas dificuldades, mantivemos um ritmo que alicerçou a criação de identidade como forania e que, de certa forma, ajudou para o conhecimento da nossa realidade e criou laços de pertença. Agradeço a Deus pelo caminho feito este ano e agradeço a colaboração de todas as paróquias. Com o olhar esperançoso, faço votos de boa continuação para o próximo ano pastoral do caminho iniciado”, concluiu.