Laudes, procissão e Missa Solene marcam as comemorações pelos 150 anos de São João Calábria

Farol de Santidade. Campeão de evangélica Caridade. Patrono da Providência. Pai dos pobres. Sob os seus diversos títulos, toda a Igreja se reúne com júbilo, neste dia 8 de outubro, para cantar louvores a São João Calábria: aquele que nos convida, continuamente, a sermos Evangelhos Vivos.

Embora nascido em Verona, na Itália, em 1873, a Obra do Padre Calábria desconhece fronteiras e limites temporais. O exemplo de uma vida ofertada aos irmãos mais pobres e abandonados, e a sua busca incessante pelo santo Reino de Deus, sempre em primeiro lugar, permanecem a nos apontar o caminho pelo qual podemos nos achegar ao Deus que não é estrangeiro, mas é Pai e pensa em nós.

Animados por este espírito, a Festa de São João Calábria foi vivida com grande entusiasmo, em Feira de Santana, pelos devotos do Pai Fundador dos Pobres Servos e Servas da Divina Providência. Sobretudo por um motivo especial: os 150 anos da sua vida e os 40 anos de serviço da congregação em nossa Arquidiocese.

Ao raiar do dia, na Comunidade São João Calábria, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, os fiéis rezaram juntos as Laudes. Ainda na ocasião, os jovens Cleuton Silva, Matheus Vidoto e Filipe Nascimento apresentaram os pedidos de ingresso às novas etapas, que serão apreciados pela equipe formativa. Em seguida houve um café da manhã partilhado entre os irmãos.

Foto: Pascom/PNSG

A programação deste dia solene seguiu com a procissão, com o povo de Deus percorrendo as principais ruas do Parque Sabiá. Concluindo a festividade, a Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Padre Victor Zacarias PSDP, e concelebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Jardel Rodrigues PSDP.

“Estamos diante de um santo. Celebrar aqui, hoje, o Jubileu dos 150 anos é reconhecer o agir de Deus Pai, que um dia chamou à vida São João Calábria, que um dia chamou ao sacerdócio aquele homem pobre de Verona, aquele que foi caminho de perfeição evangélica, fazendo da sua vida uma realização completa do Evangelho”, narrou padre Victor Zacarias.

A Celebração Eucarística também foi marcada pela renovação dos votos da religiosa Pobre Serva, Irmã Vitória Vissila, e pela apresentação do casal que coordenada a Festa de São João Calábria em 2024.

Foto: Pascom/PNSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *