Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni recebe Comenda Maria Quitéria, na Câmara

Natural de Vitória da Conquista, na Bahia, o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, foi homenageado, na manhã desta quinta-feira (14), com a Comenda Maria Quitéria. A iniciativa se deu através da presidente da Câmara, a vereadora Eremita Mota.

A sessão solene contou com a presença de diversos sacerdotes da Arquidiocese, junto a leigos e leigas, que prestigiaram o momento. Durante a sua fala, o Arcebispo destacou que esta não é uma homenagem meramente pessoal, mas se estende para toda a Igreja Particular de Feira de Santana.

“Para mim é motivo honra e profunda alegria vir novamente a essa casa, lugar tão valioso e significativo para a municipalidade, receber a Comenda Maria Quitéria, aprovada por unanimidade. Agradeço de coração a deferência dos senhores e senhoras para com minha pessoa com esta homenagem tão grandiosa. Compreendo não como uma honra pessoal, mas como o reconhecimento de uma instituição que desde as origens tem contribuído para na gestação desta cidade, na formação do seu povo, no desenvolvimento de sua cultura”, discursou.

Na oportunidade, Dom Zanoni recordou que há um estreito laço entre a Igreja e a Câmara de Vereadores, quando, aos 18 de setembro de 1833 na Capela de Santana, hoje, Catedral Metropolitana de Sant’Anna, realizou-se o Ato de Instalação, Posse e Juramento da primeira Câmara Municipal da Nova Vila do Arraial da Feira de Santana.

O Arcebispo frisou o respeito à laicidade da Casa Legislativa, destacando o papel da Igreja enquanto protagonista de uma cultura de paz e justiça. “A minha fala não é uma homília, nem tampouco pretende ser um sermão. Desejo, com os senhores, buscar aquilo que é verdadeiro e bom, não somente para os católicos, mas para todos. Contem comigo para a gestação de uma cultura de paz para superar toda violência”, concluiu.

Em 3 de dezembro de 2014, Dom Zanoni foi nomeado pelo Papa Francisco, Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, mas somente em 6 de fevereiro de 2015, dada a renúncia do então Arcebispo Dom Itamar Vian, hoje Arcebispo Emérito, Dom Zanoni assumiu oficialmente como titular, com posse canônica, o governo pastoral e administrativo da Arquidiocese de Feira de Santana.

Desde 2015, é Bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira e integra a Comissão Episcopal da CBBB para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, dentre outras atividades e funções, em nível regional e nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *