A cidade de Feira de Santana, na Bahia, foi escolhida para sediar a Primeira Assembleia Nacional dos Leigos Calabrianos. O encontro aconteceu entre os dias 8 e 10 de setembro de 2023, com o tema “Começar”, sob à luz do lema “Este é o caminho, percorrei-o” (Is 30,21).
Promover este momento entre os leigos Calabrianos significou retornar, acima de tudo, aos primórdios da Obra. São João Calábria não pensou, inicialmente, em uma Congregação, mas em um grupo de leigos e leigas que queriam colaborar e compartilhar com ele uma missão profética de caridade.
Imbuídos neste espírito, leigos de todo o país chegaram a Feira de Santana no dia 7 de setembro, sendo acolhidos no Centro de Orientação Vocacional (COV) Mãe de Deus. O encontro teve a missão de discernir e elencar as prioridades estabelecidas no Capítulos Gerais para a Obra, de forma que proporcionou também momentos de fraternidade e comunhão.
O primeiro dia de programação oficial foi marcado pela palavra do Casante, Pe. Massimiliano. Houve ainda a Oração da Coroazinha, trabalhos de grupos e o encerramento com a Santa Missa.
No dia seguinte, 9 de setembro, as atividades se iniciaram com a Oração da Manhã, prosseguindo para a animação e a abertura dos trabalhos. O Delegado Pe. Jaime deixou uma mensagem aos presentes. Depois plenária e, na parte da tarde, trabalhos de grupos por Setores de atuação e plenária, apontando os caminhos a seguir. Os leigos ainda participaram da Santa Missa, na Igreja Nossa Senhora das Graças, findando com uma noite fraterna.
“Em primeiro lugar quero agradecer a todos aqueles que ajudaram, colaboraram e fizeram de tudo para que pudéssemos realizar esta Assembleia em Feira de Santana. Um momento muito bonito, de muita fraternidade, acolhida e participação. Percebemos, nestes dias em que estivemos reunidos, que somos uma grande família”, disse o Delegado.
A Assembleia Nacional foi concluída com louvor, tendo a palavra dos redatores e secretaria, assim como a carta mensagem aos leigos e leigas, a apresentação de assuntos diversos e a Celebração Eucarística às 11h, com a foto oficial.
“Nestes dias estamos fazendo a experiência de família. E quando estamos reunidos em nome de Jesus, tem uma grande presença do Espírito Santo, uma grande potência sobre nós. Quando estamos reunidos em nome de Jesus somos fortes, somos Igreja, somos Obra do Senhor, uma maravilha aos Seus olhos. Convido também esta comunidade paroquial e toda a Família Calabriana a sermos e estarmos sempre reunidos em nome do Senhor Jesus, porque aí realizaremos a profecia de São João Calábria, de que poderemos fazer grandes obras”, expressou o Casante Padre Massimiliano Parrella.