Dando sequência à Exposição Itinerante Terra & Sangue, em ocasião aos 150 anos de São João Calábria, a Paróquia Nossa Senhora das Graças será contemplada com a visita das relíquias do santo fundador da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência entre os dias 19 e 22 setembro.
As relíquias estão percorrendo todo o mundo, visitando os locais onde o carisma e a Obra se fazem presentes. Acolhê-las significa encontrar a figura histórica de São João Calábria e se deixar questionar pela radicalidade da sua espiritualidade, estando também dispostos a ser iluminados pela luz do Evangelho, única que nos pode tornar mais uma vez e sempre mais “farol de santidade”.
Entre as relíquias estão os sapatos de São João Calábria, símbolo forte da vontade de ir longe, recordando que passamos, mas a Obra permanece, devendo, pois, vivermos, caminharmos e irmos até os confins da terra, sendo Evangelhos Vivos.
Os seus óculos nos convidam a enxergar pelos olhos da fé. Uma carta original escolheu dar a volta ao mundo para chegar em nossas mãos, porque a mensagem que carrega é demasiado importante. Nela ele escreve duas vezes, consecutivamente: “Torna-te santo, torna-te santo”. Um apelo atual a cada um que a recebe.
O relógio de São João Calábria também está presente entre as relíquias, nos lembrando a importância de usar bem o tempo presente, assim como a sua carteira, símbolo de que tudo que chegava era usado para louvar a Providência, que nunca faltou ao necessário.
Entre os tesouros que percorrerão Feira de Santana estão, ainda, a sua estola, símbolo da frutífera vocação e entrega a Deus, além da terra e sangue, que testemunham uma vida vivida até ao fim, e sem se poupar, para a missão a que se dedicou inteiramente. Possui também o valor canônico da “relíquia de primeiro grau”.
Confira a programação completa:
19/09 TERÇA-FEIRA
10h35: Previsão de chegada a Salvador
12h: Previsão de chegada ao COV – Feira
18h30: Exposição na Com.São João Calábria
19h30: Missa de acolhida das relíquias
20/09 QUARTA-FEIRA
8h: Exposição, visitação e orações na Com. Nossa Senhora Aparecida
16h30: Envio das relíquias à Com. Nossa Senhora das Graças
18h: Exposição, visitação e orações
19h30: Santa Missa com Dom Zanoni
PROGRAMAÇÃO – CATEDRAL
15h: Chegada de uma relíquia na Catedral
15h30: Exposição para visitação
17h: Santa Missa com Dom Itamar Vian
21/09 | QUINTA-FEIRA
Manhã: Visita à Escola Mãe da Providência – Irmãs Pobres Servas
17h – Visitação e orações,
Ofício, Adoração e Vésperas no COV
19h30 – Santa Missa no COV
22/09 SEXTA-FEIRA
7h: Santa Missa no COV
Encerramento da visita