Vigília Pascal na Noite Santa reúne centenas de fiéis na Igreja Nossa Senhora das Graças

Sábado Santo - Padre Victor Zacarias PSDP - Igreja Nossa Senhora das Graças
Depois de percorrer os passos de Jesus, sofrer junto a Ele a Paixão e Morte de Cruz, os cristãos, enfim, proclamam jubilosos: “Aleluia! Verdadeiramente Cristo Ressuscitou!”, como nos havia garantido as Escrituras.

A noite do Sábado Santo, também intitulada Vigília Pascal, tem um significado especial e soleníssimo. É a “mãe de todas as santas vigílias”. Nela, a Igreja mantém-se vigilante, à espera da Ressurreição de Cristo, a consumação de toda a fé.

Repleta de elementos que nos introduzem ao mistério celebrado, a liturgia deste dia se iniciou fora da igreja. É a Celebração da Luz. O Lume Novo abençoado, representando Jesus, que acaba de sair do túmulo. A Vida que triunfa sobre a morte.

Em seguida, o Círio Pascal foi introduzido solenemente na igreja. Ao longo do cortejo, se pronuncia: “Eis a luz de Cristo” (Lumen Christi). A assembleia responde: “Demos graças a Deus” (Deo Gratias). Pouco a pouco, os fiéis vão acendendo as suas velas e todo o templo se faz iluminado.

Através das leituras bíblicas, meditamos todo o itinerário das maravilhas que Deus realizou, desde os primórdios, ao seu povo, fiel em sua Palavra e em sua Promessa.

Em sequência à sétima leitura, as velas do Altar foram acesas a partir do Círio Pascal. O pároco entoou o canto do Gloria in Excelsis, com acompanhamento dos instrumentos musicais e dos sinos.A Igreja, em unidade, entra inteira na alegria pascal.

Sábado Santo - Padre Victor Zacarias PSDP - Igreja Nossa Senhora das Graças

Dando continuidade foi proclamada a leitura do Novo Testamento (Rm 6,3-11), que trata do Batismo. Logo após, nosso pároco entoou o canto solene do “Aleluia”.

Morrendo com Cristo, renascemos também com Ele. Neste momento, os cristãos renovaram as promessas batismais, confirmando a adesão sincera ao Senhor e a renúncia verdadeira a todas as formas de pecado.

A Comunhão Pascal concluiu o dia santo, com a ação de graças a Nosso Senhor por Sua Gloriosa Ressurreição, nos convidando ao Banquete Eucarístico do Domingo de Páscoa: “Comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos”, confiantes de que, um dia, ressurgiremos com Ele, na vida eterna.

Sábado Santo - Padre Victor Zacarias PSDP - Igreja Nossa Senhora das Graças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *